Em uma reunião realizada entre a prefeitura de Santa Maria e 12 entidades representativas do setor empresarial da cidade, na tarde desta segunda, foi tratada a possibilidade de que o comércio poderá abrir uma hora mais cedo a partir de quarta-feira, ou seja, das 9h às 17h. Os shoppings também poderão funcionar por mais uma hora, podendo operar durante oito horas por dia. Para o sábado, a tendência é que a operação se mantenha igual, porém, ainda não há confirmação por parte das entidades.
Pesquisa revela que 7% dos bares e restaurantes fecharam devido à pandemia
Segundo a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marli Rigo, o encontro foi solicitado pelo Executivo municipal. Agora, as entidades aguardam publicação do novo decreto que definirá os protocolos e detalhes de funcionamento. Para Luiz Fernando Pacheco, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a decisão é um avanço:
- Importante, neste momento, é a gente estar caminhando para frente. Nunca tomar uma medida muito precipitada ou imediatista que pode fazer a gente retroceder. Essa hora a mais vai ajudar o comércio e toda a cadeia produtiva, que está interligada.
De acordo com a prefeitura, o assunto foi debatido em reunião com representantes da Cacism. Entretanto, a possível ampliação do horário de funcionamento do comércio e de outros setores ainda será discutida por integrantes do Conselho Estratégico de Gestão de Crise nesta terça-feira.